Arquivo

Documentário “São Paulo em Hi Fi” resgata noite gay paulistana dos anos 60 70 e 80

Redação Lado A 19 de Maio, 2016 17h30m

Será lançado nesta quinta-feira, 19/05, às 21h, o documentário “São Paulo em Hi Fi”, do diretor Lufe Steffen, que traz diversos trechos com cenas filmadas nas décadas de 1960, 1970 e 1980 nas baladas gays de São Paulo. O filme será lançado no CineSesc em comemoração ao 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia.
 
Pessoas ainda na ativa na noite paulistana e tantas outras que fizeram parte da noite da cidade dão depoimento ao longa que resgata a vida, costumes, moda, comportamento e atitude da comunidade LGBT das três décadas marcadas pelo surgimento da Aids nos anos 80. Relembrando as dificuldades e as alegrias, o filme vai traçando a realidade da época, sob a Ditadura Militar. As manifestações políticas, as tribos, os locais, tudo é contado no longa sob a ótica dos mais de 30 entrevistados. 
 
Militantes e personagens históricos como o sociólogo e jornalista João Silvério Trevisan, o jornalista Celso Curi, o historiador norte-americano James Green, a drag Kaká Di Polly, entre outros, participam com depoimentos. 
 
“Se não tivesse havido a Aids, toda essa coisa que a gente está vivendo agora, de aceitação de direitos, a gente teria vivido lá atrás. O verdadeiro retrocesso do movimento gay foi a Aids, porque de repente havia uma doença que só os gays tinham e que só os gays transmitiam. Então, ser gay deixou de ser divertido, deixou de ser transgressivo, deixou de ser moda, deixou de ser charmoso para ser perigoso”, declarou o jornalista Mario Mendes no filme.

Hi-Fi é a abreviação de um termo em inglês usado para designar “Alta Fidelidade” na reprodução do som por meio de um sistema que recebe este nome.
 

O filme ficará em cartaz no CineSesc (Rua Augusta, 2075, 01413-000 São Paulo), com entradas gratuitas, em curta temporada.

Confira o trailer:
 

 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS