Arquivo

Mr Gay Síria 2016 desafia o ISIS e resiste ao terror

Redação Lado A 19 de Maio, 2016 18h19m

COMPARTILHAR

TAGS


Cinco competidores se reuniram para realizar o concurso Mr. Gay Síria, um evento simbólico realizado em Istambul, Turquia, por refugiados do país dominado pelo Estado Islâmico, em fevereiro deste ano. Sem filiação ao concurso oficial, os rapazes e outros amigos elegeram o jovem de 24 anos Hussein Sabat para representar o país do qual fugiram. O próprio Sabat ainda tem em sua memória recente o horror de ter seu namorado morto pelos terroristas e ter que viver no armário.
 
“Eu quero mostrar que os gays sírios são mais do que corpos jogados dos prédios pelo Estado Islâmico. Nós temos sonhos e ideias e queremos viver nossas vidas”, declarou o moreno de dentes bonitos que raramente sorri. “Claro que estávamos nervosos, mas estávamos excitados, todos nós queríamos ser o Mr. Gay Síria para fazer algo empoderador”, comentou Sabat em uma das entrevistas à mídia internacional.
 
O concurso realizado em um grupo de apoio a refugiados ganhou o mundo, mas a história pessoal do mister é um relato vivo da situação dos homossexuais sírios. “Todos estão horrorizados com o ISIS mas eles não conseguiram fazer eu parar de viver a minha vida. Eu não vou deixar que eles sejam uma barreira. Eu os odeio mais do que eu tenho medo”, disse o bravo Mr. Gay.
 
Ele namorava com Zakaria há quarto anos, em 2012, logo após a tomada da região pelo recém formado Isis, seu namorado levado, julgado e decapitado. Um vídeo com as imagens foi enviado par a família do morto. Sabat conta que a mãe de seu companheiro quase enlouqueceu e que ele mesmo não conseguia mais falar, ficou assim por um mês, depois decidiu lutar pela sua vida e sair do país. 
 
Na Turquia, a homofobia não é tão distante. Ele conta que no início deste ano  foi atacado por dois refugiados sírios que disseram que ele “envergonhava seu país”. Os homens o colocaram em um carro mas ele conseguiu fugir, conta. Seus pais mesmo seriam capaz de deserda-lo, diz ele que mora com os pais na Turquia. Sabat sonha em conseguir se mudar para a Europa e finalmente viver sem medo.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS