Arquivo

Debate para prefeito em Curitiba tem momento rápido e broxante abordando a população LGBT

Redação Lado A 24 de Agosto, 2016 00h09m

COMPARTILHAR

TAGS


Os nove candidatos a prefeito de Curitiba se encontraram na noite de ontem, 22, para o primeiro debate político da campanha eleitoral de 2016. O encontro aconteceu na sede da TV Bandeirantes e foi mediado pelo apresentador da emissora Douglas Santucci. Entre os temas debatidos, estavam saúde, segurança, educação e transporte público. Os candidatos à prefeitura de Curitiba são: Ademar Pereira (PROS), Afonso Rangel (PRP), Gustavo Fruet (PDT), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (PSD), Rafael Greca (PMN), Requião Filho (PMDB), Tadeu Veneri (PT) e Xênia Mello (PSOL). Os participantes responderam e fizeram perguntas.

A causa LGBT foi brevemente mencionada, com pergunta para a candidata Maria Victoria que afirmou ter parentes homossexuais, ao ser questionada sobre o tema, e ainda sobre a população negra, por Xênia Mello que é bissexual assumida. Confira (no minuto 28): 

 
 
 
O momento  repercutiu nas redes sociais foi quando a candidata Xênia Mello perguntou para Maria Victoria sobre suas propostas para a comunidade negra e LGBT, depois de abordar a violência e violação de direitos na cidade contra mulheres trans, racismo e perseguição a terreiros de umbanda. A candidata do PP cometeu uma gafe logo ao abrir a boca, afirmando que respeita todos independente da “opção” sexual.

Depois de agradecer a pergunta, a mais jovem candidata do debate afirmou: “Eu tenho todo o respeito à comunidade LGBT e a opção sexual é de cada um e deve ser  respeitada, assim como a religião, assim como diversos outros temas que são polêmicos, mas eu inclusive tenho familiares e muitos amigos LGBT e dou todo o respeito a eles. Eu gostaria de utilizar esse espaço tão nobre cedido aos candidatos para tratar de demandas tão importantes para a população de Curitiba…”, falou Maria Vitória.

Candidata: sexualidade não é uma questão de opinião, mas sim de identificação, descoberta, abertura e até mesmo construção cultural – ela deveria saber.  Ela afirmou que tem parentes e amigos que são LGBTs e que respeita eles mas na sequência da fala, a candidata desconversou e passou a falar sobre tecnologia e inovação, fugindo da pergunta. Entre as opções, a maior defensora dos direitos das minoria é a candidata do PSOL, Xênia Mello, que é advogada. E parabenizamos ela por levar o tema ao debate. Xênia lembrou ainda em sua réplica da trans queimada viva em Curitiba no final do ano passado e da necessidade de ensinar o respeito a Diversidade nas escolas. Em sua tréplica, Maria Vitória disse que respeita a todos os seres humanos e falou ainda das comunidade ribeirinhas.

A impressão gerada foi que a candidata Maria Vitória não conhece as demandas da comunidade LGBT ou ainda que despreza o tema, evitou a polêmica. Ela é filha do atual Ministro da Saúde Ricardo Barros, que em campanha ao Senado chegou a se manifestar contra o casamento gay. 

Xênia, por sua vez, não está dizendo ser bissexual em sua campanha, embora seja assumida, mas reitera que ela é mulher, do subúrbio, umbandista e negra.
 

Lembre-se, vote consciente.   
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS