Arquivo

Homofobia: Jovem é atacado brutalmente por vizinho em Curitiba

Redação Lado A 02 de Dezembro, 2016 22h21m

COMPARTILHAR

TAGS


Sair da casa dos pais é sempre um desejo de muitos jovens gays, em busca de seu espaço e liberdade, mas nem sempre o resultado é ir morar em um local tão seguro. Foi o que descobriu o chef de cozinha Ricardo Lacerda, de 30 anos, de Curitiba. Há alguns meses morando no bairro do Seminário, em razão da proximidade ao seu trabalho, ele foi surpreendido por um vizinho que o atacou com um facão dentro da cozinha de sua casa.
 
Ele conta que não está trabalhando no momento e que por isso foi dar uma volta de bicicleta à noite e que quando voltou precisou acender a luz externa de sua casa pois a da cozinha estava queimada. Neste momento, Luiz Lopes dos Santos, 40 anos, que segundo a vítima estava embriagado, e mora em uma das casas no mesmo terreno onde fica a casa locada pelo chef de cozinha, entrou no local gritando: “Você tá me tirando viado” e deferiu dois golpes de facão que atingiram o rosto e o braço de Ricardo que passou a pedir socorro e foi atendido pelos vizinhos. O crime ocorreu no último dia 17 de Novembro, na Rua Olavo Bilac, no bairro Seminário, por volta das 3h da madrugada.
 
Conta o jovem que conversava normalmente com o acusado nos dias antes do fato e que comprou dele uma geladeira quando se mudou, da qual há duas semanas o homem quis reverter o negócio mas que ele não aceitou, mas que não ficou qualquer avença entre os dois.
 
Ricardo precisou colocar uma placa de titânio em seu cotovelo e para isso levou mais de 40 pontos na cirurgia e ficou 10 dias hospitalizado. Ao fazer o boletim de ocorrência, estranhou o fato dos policiais terem registrado como “vias de fato” ao invés de tentativa de homicídio. “Eu só estou vivo porque o facão não estava afiado”, declarou ele para a Lado A. Ainda, ao procurar auxílio na Defensoria Pública do Paraná foi informado que, por motivo de contenção de despesas, apenas os réus estavam recebendo Justiça gratuita no momento.
 
Ricardo está na casa da mãe no Bairro Alto e hoje entrou em contato com advogados do Grupo Dignidade na esperança de ter seus direitos respeitados e processar tanto a dona do imóvel quanto o agressor.  A “homofobia” foi registrada nas falas da vítima como motivo, mas tivemos acesso ao B.O. e ele claramente não expressa a gravidade do ocorrido e nem cita as falas do autor. Segundo Ricardo, o seu agressor ficou em liberdade no dia seguinte, mesmo tendo antecedentes criminais.
 
Nota do editor: Informamos que a Defensoria Pública do Paraná entrou em contato com a Lado A para afirmar que está atuando no caso do rapaz homossexual, depois de constatada a falta de atendimento por meio de nossa matéria.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS